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São Mateus - ES

Da construção do conhecimento científico ao ensino de Biologia – Tema 3

Código: PGBI-1005
Curso: Mestrado em Ensino de Biologia em Rede Nacional
Créditos: 8
Carga horária: 120
Ementa: Abordagem problematizadora. Conceitos e aplicações. Classificação dos seres vivos. Características gerais dos domínios e filos. Sistemática filogenética. A diversidade e evolução das plantas, animais e algas. Diversidade de vírus e micro-organismos e sua relação com a adaptação a diferentes ambientes e estilos de vida. Do organismo à população. Interações de populações. Genética de populações. Comunidades. Ecossistemas: matéria e energia nos ecossistemas. Impactos do homem no ambiente. Educação ambiental na escola: transversalidade e interdisciplinaridade.
Bibliografia: ALEXOPOULOS, C.J. & MIMS, C.E. Introductory mycology. (4. ed.) John Wiley & Sons, Inc. New York. 1996. AMORIM, D. S. Fundamentos de Sistemática Filogenética. Editora Holos. 2002. BRUSCA,R.C. & BRUSCA G.J.. Invertebrados. Guanabara Koogan. 2007. GOULD S.J. O polegar do panda. Editora Martins Fontes. 2004. DAWKINS, R. A escalada do monte improvável. Editora Companhia das Letras. 1998. FUTUYMA, D. Biologia Evolutiva. Editora Funpec. 2009. HEISER, Janis., Pough. A Vida dos Vertebrados. Atheneu, São Paulo. 2008. HICKMAN ,C.P., ROBERTS,L.S. & LARSON A. Princípios Integrados de Zoologia. G. Koogan. 2004. KIRK, P.M., CANNON, P.F., DAVID, J.C. & STALPERS, J.A. Ainsworth & Bisby's
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