Apresentação
Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) da Ufes
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Estudo de abordagens das múltiplas tendências teórico-metodológicas relacionadas à divulgação científica, ao ensino e à aprendizagem de Biologia no contexto do ensino médio. As pesquisas estarão focadas na produção e avaliação de material didático e/ou de divulgação visando o ensino de Biologia, incluindo a educação inclusiva e a exploração de espaços educativos não formais no ensino/aprendizagem de Biologia.
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As pesquisas estarão focadas na estrutura e funcionamento dos seres vivos, integração dos sistemas orgânicos, cuidados com a saúde e biotecnologia. Inclui desenvolvimento de produtos e formas de abordar conteúdos de Biologia adequados a estudantes do ensino médio, de maneira integrada buscando sempre estratégias transversais e inter/multidisciplinares. A ênfase é dada a pesquisas focadas nas tendências teórico- metodológicas e perspectivas transdisciplinares na formação de professores de Biologia, capacitados para inovar em sala de aula e exercitar a análise e crítica diante de novas informações.
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As pesquisas estarão focadas na origem, evolução e interrelação dos seres vivos, meio ambiente, impactos do homem no ambiente e educação ambiental. Inclui desenvolvimento de produtos e formas de abordar conteúdos de Biologia adequados a estudantes do ensino médio, de maneira integrada, buscando sempre estratégias transversais e inter/multidisciplinares. A ênfase é dada a pesquisas focadas nas tendências teórico- metodológicas e perspectivas transdisciplinares na formação de professores de Biologia, capacitados para inovar em sala de aula e exercitar a análise e crítica diante de novas informações.
O PROFBIO tem como objetivo a qualificação profissional de professores de Biologia em exercício na educação básica, visando a melhoria do desempenho do professor em sala de aula, tanto em termos de conteúdo como em relação às estratégias de facilitação do processo de ensino-aprendizagem da Biologia como uma ciência experimental.
O programa visa proporcionar ao mestrando a oportunidade de revisão e aprofundamento no conhecimento de conceitos de Biologia, garantindo o atendimento aos Parâmetros Curriculares Nacionais
(PCNs) do Ensino Médio e às necessidades especificas de formação que resultam das diferenças nos seus percursos individuais e/ou das particularidades regionais, visando aperfeiçoamento do trabalho do professor na sala de aula. O curso está pautado na lógica da
construção do conhecimento científico, para consolidar o entendimento de ser a Biologia uma ciência experimental, sendo essa construção de conhecimento associada à transposição didática imediata, de maneira que o mestrando trabalhe simultaneamente com seus alunos os
conceitos explorados em cada tópico de Biologia, através do desenvolvimento de estratégias de abordagem destes temas.
A formação do professor no uso das tecnologias da informação e
comunicação (TICs) é trabalhada através da realização de parte das atividades do curso em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), envolvendo a utilização de diversas ferramentas, complementadas por disciplinas de instrumentação no uso de diferentes recursos tecnológicos e audiovisuais.
Sendo o programa dirigido para professores de Biologia em atividade nas redes públicas de ensino, com foco na sala de aula da educação básica, espera-se que a formação proposta resulte em um profissional capaz de:
(a) exercitar, desde o inicio do mestrado, a transposição dos temas abordados para a sua sala de aula com seus alunos;
(b) realizar pesquisa sobre a sua própria prática docente, desenvolvendo capacidade para produzir e não apenas reproduzir conhecimento;
(c) levar seus alunos a aprender Biologia como uma ciência experimental através do exercício da metodologia científica e não como um conjunto de informações a serem memorizadas; e
(d) usar em sua prática profissional os recursos TICs, tão presentes no cotidiano dos alunos, contribuindo para a aprendizagem atual e futura, num processo de aprendizagem continuada ao longo da vida, além de enriquecer a discussão e crítica pelo confronto do já estabelecido com o novo, e permitindo que o avanço do conhecimento abra novas possibilidades para o dia a dia na vida das pessoas.
O programa tem sua sede em São Mateus-ES, oferecendo o curso de Mestrado em Ensino de Biologia em Rede Nacional desde 2017 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 4 na última avaliação.
O programa já formou 45 mestres e conta com 14 alunos regularmente matriculados, todos no mestrado.