Desafio da imagem: uso da fotografia no processo de ensino aprendizagem de botânica

Nome: VANESSA THOMAZINI DA SILVA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 14/06/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ELISA MITSUKO AOYAMA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DENISE MARIA TROMBERT DE OLIVEIRA Examinador Externo
DIÓGINA BARATA Examinador Interno
ELISA MITSUKO AOYAMA Orientador

Resumo: No contexto atual, grande parte das pessoas que passam pela educação básica vê a botânica como matéria escolar árida, entediante e fora do contexto moderno. As plantas, apesar de nos cercarem e nos servirem a todo momento, raramente são enxergadas, identificas ou usadas como exemplo de seres vivos. Compreendendo que imagem antecede outros signos na construção de ideias, sendo um dos primeiros canais de percepção do ser humano, e que o avanço tecnológico e o crescimento das redes sociais têm expandido cada vez mais o papel da fotografia na sociedade, nos questionamos sobre utilidade deste recurso para o ensino de biologia vegetal. Neste panorama, a presente pesquisa teve por objetivo o desenvolvimento de uma sequência didática que promovesse o estudo da Botânica por meio do uso da linguagem fotográfica, procedendo a construção de um caderno/guia para orientar sua aplicação/utilização no Ensino Médio. O estudo foi realizado por meio de pesquisa-ação, em um colégio de um município do Estado do Espírito Santo com duas turmas de terceira série do ensino médio regular, abrangendo 61 alunos; os dados foram obtidos por meio de registros fotográficos, diários de observações e diálogo com os partícipes. As informações levantadas foram tratadas por meio de análise de conteúdo, em uma abordagem qualitativa. O referencial teórico pautou- se em estudos sobre temas como: o ensino de botânica na educação básica, os instrumentos de ensino de botânica, imagem e contemporaneidade, contexto histórico, multiplicidade e usos pedagógicos da fotografia. Mediante os procedimentos metodológicos explicitados, considerando os pressupostos teóricos e por meio da execução da sequência didática foi possível demonstrar que são grandes as potencialidades do uso da fotografia para o ensino de Botânica, podendo ser empregadas também em diversas outras áreas. Evidenciamos que a imagem fotográfica pode ser em si uma fonte de aprendizagem, podendo ser utilizada como meio de pesquisa, levantamento de conhecimentos prévios e até mesmo como exercício de avaliação. Percebemos que a concepção de linguagem fotográfica pode aguçar o olhar dos alunos e também dos professores sobre diversas temáticas, tanto quando apresentadas prontas, ou quando se exige sua produção, assim ela pode favorecer o protagonismo do aluno o processo de consolidação de um determinado conhecimento, pode abrir caminho para novos ou até mesmo pode ser usadas em processos avaliativos.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540