A PRODUÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA
DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO E SUA INFLUÊNCIA NA
FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Nome: Alexandre Vieira da Silva
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 11/06/2019
Orientador:
Nome | Papel |
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Tathiana Guerra Sobrinho | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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Liziane Martins | Examinador Externo |
Marcos da Cunha Teixeira | Examinador Interno |
Tathiana Guerra Sobrinho | Orientador |
Resumo: A leitura e interpretação de imagens, assim como o desenvolvimento de recursos didáticometodológicos
que aproximem o ensino de biologia da vivência cotidiana do aluno, tem se
tornado uma valorosa estratégia no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo geral deste
estudo foi investigar a contribuição de jogos pedagógicos como um processo facilitador na
apropriação de conteúdos a curto prazo. Além disso, analisar a influência da disciplina
Laboratório de Leitura e Produção de Imagens (LLPI) quanto à aquisição de habilidades
correlacionadas com o uso de imagens, produção e inserção de recursos didáticos lúdicos na
formação de professores de biologia. Para tanto, o trabalho obstinou-se a contribuir com a
construção do conhecimento de alunos da segunda série do ensino médio, através da produção
de jogos educativos quanto à temática de anatomia e fisiologia humana, a qual é atrativa, mas
apresenta dificuldades em sua apropriação por parte dos educandos. Posteriormente, o material
produzido esteve sob análise criteriosa de discentes do curso de Licenciatura em Ciências
Biológicas, a fim de que, por intermédio de análise espontânea do recurso produzido, técnica
de evocação livre e preenchimento de questionário semiestruturado, os dados oriundos fossem
investigados. Objetivando-se, dessa forma, traçar os perfis de duas turmas diferentes, onde uma
delas já havia cursado a disciplina de LLPI e outra que ainda não havia. Dentre os educandos,
naqueles que estiveram envolvidos na produção dos jogos didáticos foi que se evidenciou uma
melhor assimilação dos conteúdos da temática, uma vez que o instrumento avaliativo
respondido por estes, apresentou uma quantidade de acertos maior em relação aqueles que
pertenciam às turmas que não produziram jogos. No que concerne aos discentes da licenciatura,
observou-se que a turma que ainda não havia cursado a disciplina LLPI vislumbrou nos jogos
um componente de ensino e aprendizagem, mas, ao mesmo tempo, frisou os aspectos da
diversão que está atrelado a tal ferramenta metodológica. Por outro lado, a turma que já havia
cursado a disciplina, minimizou os aspectos tidos como mais lúdicos desse processo, atribuindo
ao material a função mais intrínseca de ensino e aprendizagem, no entanto, sua análise dos
jogos foi mais criteriosa que a da primeira turma. Ao final de todas as etapas foi obtido como
resultado a consolidação da valorização de mecanismos educativos que forneçam aos
estudantes a condição de sujeitos de sua aprendizagem, adquirindo autonomia cognitiva e
propiciando, por intermédio de uma metodologia investigativa, sua participação direta no
processo de ensino e aprendizagem.