A lagoa do Dinah Borges, Eunápolis, Bahia, como espaço não formal para o Ensino de Biologia
Nome: Anerléia Barbosa da Silva Bento
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 19/07/2019
Orientador:
Nome | Papel |
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Diógina Barata | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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Diógina Barata | Orientador |
Luiz Fernando Duboc da Silva | Examinador Interno |
Manuella Villar Amado | Examinador Externo |
Resumo: O desafio do professor atual em apresentar aos estudantes a Ciência através de situações que lhes façam sentido, pode envolver ações que aproveitam conceitos prévios e soma-os à experiência e à vivência dentro e fora da sala de aula.A utilização de espaços não formais de ensino, institucionalizados ou não, é uma alternativa para instigar o interesse dos estudantes e ativar a sensibilidade pela Ciência.Nesta perspectiva, esse trabalho explorou o potencial pedagógico de uma lagoa e seu entorno, situada em frente a uma escola pública estadual do município de Eunápolis, Bahia, para o ensino de biologia. As atividades foram realizadas a partir do estímulo à observação, da verificação de quais conteúdos de biologia podem ser trabalhados no ambiente em questão e da realização de atividades didáticas, planejadas em conjunto com os estudantes, tornando-os assim, protagonistas na construção de seu conhecimento. A pesquisa em questão, que teve uma abordagem qualitativa com caracterização de estudo de caso, foi realizada aproveitando o tempo e os conteúdos que fazem parte do planejamento anual da disciplina de biologia, durante a qual, os estudantes tiveram aula expositiva em sala, seguida de aula de campo, pesquisa, registro fotográfico e coleta de amostras no entorno da lagoa para posterior exposição. A partir de questionários, os estudantes puderam participar da construção do estudo e apontar sua visão em relação à utilização do espaço para o ensino de biologia. Com base nos resultados dos questionários, foi possível notar a mudança de olhar dos participantes em relação à lagoa em frente à escola e como o aproveitamentodo espaço externo à sala de aula é eficiente na facilitação do ensino-aprendizagem. Este trabalho permitiu a elaboração de seis produtos: álbum da fauna e mostruário da flora da lagoa e quatro sequências didáticasque, além de evidenciarem o significado da participação ativa dos estudantes, permitem a disseminação da prática, corroborando a relevância do uso de espaços não formais, como a lagoa do Dinah Borges, para o ensino