PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA SOBRE A
TRANSVERSALIDADE DO TEMA MEIO AMBIENTE NO ENSINO
MÉDIO

Nome: Elzimeire Abreu Araújo Andrade
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 29/07/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Marcos da Cunha Teixeira Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Dalana Campos Muscardi Examinador Interno
ISABEL DE CONTE CARVALHO DE ALENCAR Examinador Externo
Marcos da Cunha Teixeira Orientador

Resumo: ma polêmica persiste sobre forma de inserção do tema meio ambiente na escola básica
brasileira: criar uma disciplina ou transversalizar o tema? Persistem, também, as
diferentes concepções dos docentes sobre os conceitos de meio ambiente e do campo de
atuação da Educação Ambiental. Diante disso, neste estudo procurou-se investigar as
percepções de um grupo de professores de Biologia da rede de ensino do estado do
Espírito Santo sobre: (1) os conceitos de meio, (2) o campo de atuação da Educação
Ambiental e (3) as formas como a mesma é enfocada no currículo. Utilizando-se de uma
abordagem mista de pesquisa os dados foram produzidos por meio da aplicação de um
questionário semiestruturado com 28 professores de 23 escolas localizadas em 14
municípios. Os resultados obtidos evidenciam que 42% dos participantes já tiveram
algum acesso a cursos, projetos ou eventos específicos de Educação Ambiental. Sobre o
conceito de meio ambiente e o campo de atuação da educação ambiental, foram obtidos
os seguintes resultados: ao indicar temáticas que devem ser abordadas nas atividades de
Educação Ambiental os professores indicaram economia, política partidária,
preconceito, pobreza, desigualdade social e mortalidade infantil com frequência abaixo
de 70%; enquanto que desenvolvimento sustentável, poluição, conservação de
ecossistemas, extinção de espécies e aquecimento global tiveram frequências que
variaram entre 90% e 100%. Portanto, pode-se inferir que, na percepção dos
professores, estão presentes diferentes macrotendências, mas com prevalência do
conceito naturalista de meio ambiente e que a educação ambiental atua no campo da
ecologia desconectada dos aspectos sociais, culturais e econômicos. Na percepção sobre
as questões ambientais mais urgentes de serem abordadas no ensino médio, em função
das escalas geográficas (comunidade, município e estado), registrou-se um total de 91
evocações divididas em 24 temáticas que foram agrupadas conforme as orientações de
Santos (2007) para as quais foram obtidas as seguintes frequências: (1) Pedagogia da
natureza não-humana: 17,58%; (2) “Pedagogia da natureza humana: 48,35% e (3)
Pedagogia integradora: 34,06%. Em relação às formas como a mesma é abordada no
currículo, um total de 46,42% dos professores defenderam a criação de uma disciplina
de Educação Ambiental, cujas justificativas foram: a baixa carga horária de suas
disciplinas, a relevância do tema que é pouco abordado em outras disciplinas, a7
complexidade do tema e o despreparo docente. No entanto, 59,25% dos professores
afirmam que todas as disciplinas são adequadas para se abordar o tema meio ambiente,
embora afirmem também que a Biologia e a Geografia sejam mais adequadas que as
outras. O traço naturalista, na percepção, foi corroborado quando 39.28% afirmaram
que a Biologia é importante para a Educação Ambiental porque favorece a
conscientização e proteção da biodiversidade. Apenas 10,71% declararam sua
importância em função de seu potencial para a formação crítica. Entre as dificuldades
para abordar a educação ambiental destacaram-se: a necessidade de reunir
conhecimentos em diversas áreas, os aspectos legais que envolvem a temática e falta de
infraestrutura das escolas. Em relação às estratégias didáticas para oferta da Educação
Ambiental na disciplina de Biologia prevaleceram as aulas expositivas indicadas por
36,36%; seguidas de leitura e interpretação de textos com 22,72%. A partir dos
resultados discutem-se as limitações e possibilidades para a efetivação da
transversalidade do tema meio ambiente na disciplina Biologia. Além disso, os
resultados serviram de subsídios para a elaboração de um caderno com sugestões de
sequências didáticas que possa contribuir com o professor para identificar, nos
conteúdos de Biologia, as oportunidades para abordar temáticas socioambientais,
cumprindo, assim, a tarefa da transversalidade do tema.
Palavras-chave: educação, meio ambiente, transversalidade, sequencias didáticas, ensino, biologia.

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