SALA DE AULA VIRTUAL COMO RECURSO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA
Nome: Leonardo Ucelli
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 18/11/2019
Orientador:
Nome | Papel |
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Diógina Barata | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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Diógina Barata | Orientador |
Karina Carvalho Mancini | Examinador Interno |
Kátia Aparecida Kern Cardoso | Examinador Externo |
Resumo: Com o uso cada vez mais frequente dos recursos tecnológicos pelos jovens, uma sala de aula virtual pode representar um incentivo para que os educandos tenham maior interesse em conteúdos ministrados. Para a realização do trabalho utilizou-se o aplicativo do Google, Google Classroom, para a criação de salas de aula virtual. Em um primeiro momento foram disponibilizados aos estudantes alguns conteúdos previamente abordados em sala de aula, paraum estudo complementar. Posteriormente, os conteúdos foram disponibilizados antes de serem abordados em sala de aula, o que permitiu aos estudantes a possibilidade de construir autonomia em sua aprendizagem e experimentar a metodologia da sala invertida.Os temas utilizados para estas atividades foram a reprodução humana, genética mendeliana, genética dos grupos sanguíneos e o CRISPR (do inglêsClustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats), sigla usada para representar o processo de edição doDNA. Diferentes tipos de mídias foram utilizados nas salas de aula virtuais, tais como, textos, imagens, animações, mapas conceituais e videoaulas, todos disponíveis de forma gratuita em sites, como o Youtube, blogs de Biologia e Portais de Educação. Na segunda etapa da atividade, os estudantes tiveram a oportunidade decriar um material próprio para postagem. Vários vídeos, onde eles abordaram temas referentes a sexualidade, foram disponibilizados na própria sala de aula ou publicados no Youtube. Uma outra atividade com protagonismo dos estudantes foi a realização da montagem de mapas conceituais, os quais foram feitos totalmente pelos estudantes e postado no aplicativo para o compartilhamento. Para análise da atividade foi aplicado um pré teste, em forma de questionário que buscou informações iniciais a respeito do público participante, e ao final do trabalho um pós teste, para fazer os levantamentos quantitativos e qualitativos a respeito das percepções dos estudantes em relação às mídias utilizadas e à metodologia utilizada que mais agradou aos educandos. Com base nos resultados apresentados, foi possível observar que na percepção dos estudantes a mídia e a metodologia que mais favoreceram o seu aprendizado foram as videoaulase o conteúdo disponibilizadoantes da aula. Este trabalho proporcionou aos estudantes o conhecimento de diferentes metodologias de aprendizagem, nas quais os conteúdos ficaram disponíveis antes e depois da aula, com uma experiência de sala de aula invertida e, os resultados demonstraram que
eles têm interesse por atividades que proporcionem uma promoção de sua autonomia no processo de ensino e aprendizagem.