O ENSINO DE HISTOLOGIA ANIMAL: PRODUÇÃO DE GUIA
HISTOLÓGICO DIGITAL PARA O ENSINO MÉDIO

Nome: Natália Rabello Pastore
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 27/10/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Juliana Castro Monteiro Pirovani Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Débora Barreto Teresa Gradella Examinador Interno
Juliana Castro Monteiro Pirovani Orientador
Marcos de Lucca Moreira Gomes Examinador Externo

Resumo: O ensino de biologia dos tecidos animais na escola pública de ensino médio
apresenta muitos aspectos que dificultam uma aprendizagem eficaz e que revele ao
aluno a importância do estudo dos tecidos como pré-requisito para conteúdos
posteriores. No ensino médio atual é de fundamental importância o desenvolvimento
de competências e habilidades que permitam estabelecer relações entre a parte e o
todo de um processo biológico, apoiado pelo uso das novas tecnologias
educacionais. Nesse contexto, o ensino de histologia tem se mostrado ineficaz e
desinteressante para os estudantes - fator que contribui para a repetência,
reprovação e evasão, pois os alunos apresentam dificuldade em aprender os
conceitos e ideias principais devido à falta de recursos didáticos adequados que
representem os diferentes tipos de tecidos e suas características. Desse modo,
percebeu-se a necessidade de elaboração de material didático alternativo que venha
auxiliar o ensino e a aprendizagem de histologia no ensino médio: o Guia Histológico
Digital e a sequência didática investigativa intitulada “Vivenciando Histoaulas com
tecidos animais”. Optou-se pelo desenvolvimento de livro digital (e-book) devido à
gratuidade e disponibilidade de acesso ao material. O guia foi construído com
imagens de lâminas histológicas permanentes de tecidos animais, esquemas e
textos explicativos relacionando cada tipo de tecido ao cotidiano do aluno. Com o
uso do Guia Digital, a sequência didática abordará os tecidos epitelial, conjuntivo
propriamente dito e especiais, muscular e nervoso a partir da problematização e
análise de imagens. Partindo de uma abordagem qualitativa, realizou-se pesquisa
bibliográfica sobre recursos didáticos para se trabalhar o conteúdo histologia a nível
médio, ensino por investigação e material didático digital sobre histologia animal.
Aproximadamente 60 alunos das 2ª séries do ensino médio de duas Escolas de
Ensino Médio Regular, da Rede Estadual de ensino do Espírito Santo localizadas na
cidade em Muniz Freire, ambas do turno noturno, responderam a um questionário
inicial sobre o estudo de histologia, permitindo uma análise dos conceitos
histológicos já sabidos pelo aluno e o que ele deveria saber, ou mesmo,
compreender de forma errônea. Foi possível, ainda, extrair o nível de interesse ou
motivação dos estudantes em relação à histologia. Os dados do questionário foram
analisados e as respostas coletadas foram analisadas e constituíram a base para aprodução do guia digital. Percebeu-se que os estudantes de ensino médio
apresentam maior dificuldade de assimilação de conceitos em relação ao tecido
conjuntivo, o que pode estar associado à ausência de material didático adequado
para ensinar e aprender histologia animal, somado à prática tradicional do ensino.
Através da disponibilização gratuita deste guia na internet será ofertada a alunos e
professores mais uma ferramenta para a disseminação dos conhecimentos sobre os
diferentes tecidos - epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso - possibilitando uma
prática diversificada, significativa e motivadora da aprendizagem.

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