POTENCIALIDADES DO PARQUE ESTADUAL DE ITAÚNAS
NO PLANEJAMENTO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
INVESTIGATIVAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

Nome: Joene Alves Pereira
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 14/12/2020
Orientador:

Nomeordem crescente Papel
Marcos da Cunha Teixeira Orientador
Karina Schmidt Furieri Co-orientador

Banca:

Nomeordem crescente Papel
Renato de Almeida Examinador Externo
Marcos da Cunha Teixeira Orientador
Diógina Barata Examinador Interno

Resumo: O ensino de Biologia está relacionado, tanto aos espaços formais quanto aos nãoformais de educação. Esses espaços educativos, quando utilizados
complementarmente, podem contribuir para a promoção da interdisciplinaridade, da
regionalização do currículo e da abordagem de temas transversais. Contudo, essas
dimensões se tornam desafiadoras ao professor quando pretende referenciar o ensino
em práticas investigativas. Neste trabalho de conclusão de mestrado, relatam-se as
experiências vivenciadas pela autora ao desenvolver um roteiro pedagógico,
envolvendo sequências didáticas investigativas para o ensino de Biologia, envolvendo
aulas de campo em espaços não-formais tendo como referência os diferentes
ambientes naturais e construídos do Parque Estadual de Itaúnas (PEI). O referencial
teórico se fundamentou em literaturas que dialogam sobre educação formal, nãoformal e informal com ênfase nas Unidades de Conservação, além do universo
conceitual que referencia o ensino por investigação. Os participantes das atividades
didáticas desenvolvidas foram estudantes da 3ª série do ensino médio, matriculados
no ano de 2019, do turno vespertino, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e
Médio (EEEFM) “Ceciliano Abel de Almeida” do município de São Mateus – ES;
professores de Biologia; e condutores ambientais de Itaúnas. Seu desenvolvimento
consistiu de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação e os procedimentos de
coletas de dados consistiram de observações, anotações e registros em diário de
bordo. Estes foram organizados, categorizados e analisados por meio da análise
textual discursiva, com o intuito de validar um caderno de sequências didáticas como
ferramenta auxiliar às aulas de campo. A partir das Sequências Didáticas
Investigativas (SDI’s) reafirma-se o potencial dos conteúdos da Biologia para
integração dos espaços de educação formais e não-formais. Constatou-se que as
sequências didáticas executadas contribuíram à formação do olhar investigativo dos
estudantes, quando executadas sob a perspectiva do ensino por investigação. Além
disso, possibilitaram a abordagem de aspectos da realidade socioambiental, regional
e transversalização da educação ambiental no ensino de Biologia. Quanto às
dificuldades encontradas para desenvolvimento das SDI’s, destaca-se o tempo
reduzido da carga horária disponibilizada para o ensino de Biologia. A experiência
vivenciada com o desenvolvimento das 6 SDI’s, serviu de base à elaboração de um
material de apoio ao professor que contribuiu para utilização dos espaços do PEI para
o desenvolvimento do ensino de Biologia, pautado em atividades investigativas e
contribuições para a regionalização do currículo.

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