SALA DE AULA VIRTUAL INVERTIDA E ABORDAGEM
INVESTIGATIVA: PRODUÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO
ENSINO DE GENÉTICA MENDELIANA E SISTEMA ABO

Nome: Xisda Magna Rafaski dos Santos
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 04/12/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Débora Barreto Teresa Gradella Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Débora Barreto Teresa Gradella Orientador
Diógina Barata Examinador Interno
Kátia Aparecida Kern Cardoso Examinador Externo

Resumo: O Ensino de Genética do Ensino Médio (EM) é fascinante e, ao mesmo tempo,
desafiador, tanto para os professores de Biologia quanto para os estudantes, pois se
trata de um conteúdo de difícil compreensão, devido ao seu alto grau de abstração e
complexidade. Utilizar metodologias que despertem o interesse dos estudantes e que
subsidie a práxis do professor pode contribuir nesse processo. Assim, esta pesquisa
teve como objetivo principal analisar o potencial metodológico da sala de aula virtual
invertida com abordagem investigativa no processo ensino-aprendizagem das aulas
de genética do Ensino Médio. Para a inversão das aulas com abordagem investigativa,
os alunos estudaram, previamente, conceitos e teorias postados em forma de vídeos,
resumos e imagens, utilizando como sala de aula virtual de aprendizagem a
plataforma schoology, favorecendo o uso das tecnologias digitais de informação e
comunicação (TDIC). No ambiente presencial, as aulas foram realizadas em sala de
aula e laboratório de Biologia e dedicadas à realização de atividades coletivas como
resolução de exercícios, experimentação, produção de modelos e simulação. Os
conteúdos utilizados para a produção das três Sequências didáticas (SDs) foram
Conceitos e fundamentos básicos de Genética, 1ª Lei de Mendel e Alelos múltiplos
(sistema ABO), aplicadas em duas turmas de 2ª série do EM de uma escola estadual
do município de Serra-ES. A abordagem metodológica foi quali-quantitativa,
modalidade pesquisa-ação e os dados foram levantados por meio de observação
participante, registros das atividades, questionário diagnóstico pré, pós-aula e
metodológico. Os estudantes participaram de forma entusiasmada e engajada,
demostrando excelente aceitação das aulas virtuais, sobretudo das aulas presenciais.
Os resultados foram satisfatórios, pois foi perceptível, por meio das análises, o
crescimento dos estudantes nas discussões, interações, autonomia, criticidade e
envolvimento nas várias etapas do processo metodológico. A metodologia apresentou
pontos negativos, entretanto os pontos positivos foram mais expressivos e todos
esses resultados permitiram deduzir que metodologias ativas como a sala de aula
virtual invertida, associada à abordagem investigativa, são excelentes propostas para
trabalhar o Ensino de Genética.
Palavras - chave: Ensino de Biologia. Atividade investigativa. Metodologias ativas.
Ensino híbrido.

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