DESVENDANDO OS VÍRUS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA UTILIZANDO TICS COMO RECURSO PEDAGÓGICO
Nome: João Paulo Rolin Lievore
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 14/07/2022
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
Karina Schmidt Furieri | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
Diógina Barata | Examinador Interno |
Karina Schmidt Furieri | Orientador |
Silvia Leitão Dutra | Examinador Externo |
Resumo: Atualmente é indiscutível que os avanços tecnológicos estão a cada dia mais presentes em
nosso cotidiano e, frente à pandemia do COVID-19, entramos em um novo normal no
processo de ensino, transformando o ambiente escolar, possibilitando novos cenários para a
aprendizagem. Utilizar metodologias que despertem o interesse dos estudantes e que subsidie
a prática do professor pode contribuir nesse processo. Nesse sentido, o presente trabalho, teve
como objetivo elaborar uma sequência didática investigativa sobre o tema vírus, utilizando
Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), para auxiliar no processo de ensino e
aprendizagem em Biologia. Participaram dessa pesquisa 32 professores de biologia do estado
do Espírito Santo e 112 estudantes da 3ª série do Ensino Médio de uma escola estadual do
município de Colatina-ES nos anos de 2021 e 2022. Para a obtenção dos dados, foram
realizados questionários utilizando o Google Forms e uma roda de conversa por meio do
Google Meet, uma abordagem mista (com elementos quantitativos e qualitativos) que foram
importantes para a elaboração da Sequência Didática Investigativa (SDI). Os resultados
demonstraram que o uso do aplicativo e do site contribuíram de forma positiva para que a
maioria dos alunos conseguissem ampliar os conceitos referentes aos vírus, costumados a
serem associados a doenças e epidemias. A partir de uma abordagem investigativa foi
possível perceber uma participação maior dos discentes no processo, elaborando hipóteses,
analisando, discutindo, fazendo conexões entre os conhecimentos prévios e as novas
descoberta e se posicionando diante do novo conhecimento.