MISTÉRIO NO ECOSSISTEMA: O USO DE SEQUÊNCIAS INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE ECOLOGIA

Nome: Tamiris Kreitlow Lempke
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 15/08/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Diógina Barata Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Diógina Barata Orientador
Karina Carvalho Mancini Examinador Interno
Manuella Villar Amado Examinador Externo

Resumo: O homem é parte integrante da natureza, portanto, refletir sobre como a humanidade interage com o meio ambiente é crucial para se pensar em uma relação que preze pelo respeito a natureza e as questões ambientais. A pandemia da Covid- 19 nos trouxe um alerta de como precisamos rever e refletir sobre o nosso comportamento egocêntrico. Nessa perspectiva, duas sequências de ensino investigativas foram aplicadas nas aulas de Biologia, dentro do conteúdo de Ecologia, sob um viés reflexivo ao contexto atual da pandemia. Durante esse processo verificamos as contribuições dessas sequências para a formação de sujeitos críticos, ativos, capazes de relacionar os conhecimentos científicos a realidade do contexto social cotidiano, assim como identificar e propor soluções para possíveis problemas ambientais. A primeira sequência trouxe uma abordagem mais conceitual, a partir da construção e observação de terrários conceitos foram sendo discutidos e construídos. Em seguida, uma segunda sequência foi aplicada através do Google Formulário. Essa atividade foi produzida a partir da utilização de técnicas da gamificação sobre uma narrativa contextualizada envolvendo elementos místicos, fantasiosos e reais. Os estudantes investigaram a causa de um desastre ambiental utilizando seus conhecimentos em ecologia no cumprimento de missões. Ao final do caminho percorrido, os estudantes tiveram que construir um relatório de conclusão da investigação, apontando os fatos e justificativas que os levaram aquele desfecho construído por eles. Para a análise dos dados optamos por utilizar o método qualitativo e a análise de conteúdo proposta por Bardin. Nas duas sequências os estudantes participaram de forma engajada, demonstrando satisfação, compromisso e seriedade com o que estavam fazendo, os debates em grupo foi o que mais chamou atenção, foi possível perceber que as trocas entre eles ocorreram de forma efetiva, trazendo reflexões e explanações de conceitos que dificilmente poderiam ser observados em uma aula expositiva. As sequências didáticas deram origem a um produto educacional em formato de E-book.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540