DE SABERES ESPONTÂNEOS A CIENTÍFICOS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO COMO ESTRATÉGIA MEDIATIZANTE
MEDIATIZANTE
Nome: Weligton José Peruch Júnior
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 13/08/2022
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
Viviana Borges Corte | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
Cinthia Leticia de Carvalho Roversi Genovese | Examinador Externo |
Marcos da Cunha Teixeira | Examinador Interno |
Viviana Borges Corte | Orientador |
Resumo: Um dos maiores desafios para a aprendizagem com significado dos conteúdos
curriculares de biologia está relacionado à dificuldade que muitos estudantes
possuem de contextualizar a ciência nas mais diversas esferas do seu cotidiano.
Tendo em vista essa dificuldade de contextualização, esse trabalho teve como
plano a elaboração de uma sequência de ensino investigativa (SEI) mediadora
dos conhecimentos espontâneos dos estudantes com o conhecimento científico
empregado pela escola, tendo em vista a alfabetização científica dos discentes.
Metodologicamente, essa pesquisa é de abordagem qualitativa e configura-se,
quanto ao plano de investigação, como um estudo de caso. Para o
desenvolvimento da SEI, embasamo-nos nas etapas descritas por Carvalho
(2013) e, teoricamente, para potencializar a mediação dos saberes espontâneos
à científicos, a fundamentação teórica se deu na perspectiva histórico-cultural de
Vigotski e colaboradores. Participaram da pesquisa alunos do ensino médio de
uma escola pública localizada em Vila do Riacho, distrito da Orla em AracruzES. Durante a realização da SEI, os estudantes levantaram saberes
espontâneos, elaboraram métodos investigativos para concluir se os saberes
espontâneos tinham ou não fundamentação científica. A pesquisa foi conduzida
durante a pandemia da COVID-19, respeitando os protocolos elaborados pela
Secretaria de Estado da Saúde. Os instrumentos para coleta de dados
consistiram na observação participante, por meio da vivência e da participação
dos estudantes e do docente durante todas as etapas do processo, bem como a
partir do questionário de autoavaliação dos estudantes e de avaliação da SEI.
Os resultados obtidos desvelam que, quando é proporcionado protagonismo aos
estudantes, ao longo do processo de aprendizagem, e quando o professor se
reconhece como mediador desse processo, é possível obter uma aprendizagem
real dos discentes e a alfabetização científica, a partir dos seus conhecimentos
espontâneos e da atividade mediadora como potencializadora da aquisição de
conhecimentos científicos.
Palavras-chave: Conhecimentos Espontâneos. Conhecimentos Científicos.
Ensino por Investigação. Alfabetização Científica. Ensino de Biologia.