EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA RESSIGNIFICAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MEIO AMBIENTE DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Nome: Harrysson França Dias da Silva
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 25/08/2022
Orientador:
Nome | Papel |
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Diógina Barata | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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Carlos Alberto de Oliveria Magalhães Júnior | Examinador Externo |
Diógina Barata | Orientador |
Marcos da Cunha Teixeira | Examinador Interno |
Resumo: As representações sociais formam-se a partir do senso comum, o dito universo consensual e é por meio desse fenômeno que os sujeitos interagem e interpretam o meio a sua volta. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo contribuir para a ressignificação das representações sociais (RS) de meio ambiente de estudantes do ensino médio, e se aulas investigativas em ambientes não formais de ensino (ambientes naturais) podem contribuir para a transversalização da Educação Ambiental (EA). A pesquisa aconteceu em uma escola de ensino médio, localizada no município de Vitória/ES, próxima ao Parque Estadual da Fonte Grande e a uma porção de Manguezal ainda preservado, que está contido no antigo terreno da FAESA (Faculdades Integradas de São Pedro), na baía noroeste de Vitória. O público-alvo foi submetido às técnicas de evocação livre e ao formulário temático socioambiental - FTS, além de um questionário para o levantamento das representações sociais. Os dados foram analisados e tratados por meio do agrupamento semântico, cálculo da ordem média das evocações (OME) e da frequência das categorias (F) para estruturar o diagrama de Vergès, além da plotagem de gráficos a partir do FTS e a utilização de categorias de representações sociais de meio ambiente. As aulas investigativas em ambientes naturais foram planejadas por meio de sequências didáticas investigativas. Assim, foi possível evidenciar que a triangulação dos dados desses três instrumentos se torna importante para investigar as RS de meio ambiente de um determinado grupo. Além disso, que as mudanças nessas RS ocorrem lentamente devido à dificuldade em romper o senso comum que as forma (o universo consensual), como também na questão da contribuição para transversalização da EA, e que para a ocorrência de uma ressignificação é necessário conhecer essas RS antes de uma intervenção, além do tempo e de esforço do docente. De modo, que propicie a formação de sujeitos críticos que entendem a relação entre indivíduos e o meio ambiente, compreendendo a sua importância para a sociedade.