QUE BICHO É ESSE? - DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIGITAL COMO ALIADO NO ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE ANIMAIS PEÇONHENTOS EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO
Nome: Lucas Dias Lima
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 25/08/2022
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
Erica Duarte Silva | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
Claudio Maurício Vieira de Souza | Examinador Externo |
Erica Duarte Silva | Orientador |
Karina Schmidt Furieri | Examinador Interno |
Renato Silveira Bérnils | Examinador Externo |
Resumo: Os acidentes com animais peçonhentos são negligenciados na saúde pública de países
tropicais, enquanto a educação e a difusão de conhecimento sobre essa fauna são pontuadas
como formas de ação no combate epidemiológico. Contudo, há certa carência na formação de
professores a respeito dos animais peçonhentos e são recorrentes os erros conceituais nos livros
didáticos. Assim, o presente trabalho objetivou desenvolver material didático digital para
dispositivos móveis, construído através do desenvolvimento de sequência didática investigativa
com estudantes do ensino médio. Observou-se que, apesar dos estudantes apresentarem vasto
etnoconhecimento acerca dos animais peçonhentos, esta fauna foi representada por
generalizações do senso comum a partir das emoções e sentimentos construídos ao longo da
vida em detrimentos aos conhecimentos científicos. As generalizações se evidenciam ao
atribuir a todos os animais peçonhentos o valor de perigosos e de haver risco de morte e
características como rastejar e pequenos. Este fato pode levar ao surgimento de lendas, mitos
e estigmas semióticos presentes nas culturas locais, além de confusões e a matança
indiscriminada de fauna, peçonhenta de interesse médico ou não. Com isso, foi desenvolvido o
website sobre a fauna peçonhenta capixaba juntamente com e-books contendo instrução de uso
do site e propostas de atividades. Com este produto, gerou-se uma alternativa metodológica
para contrapor à formação deficitária de alguns educadores e dos equívocos conceituais nos
livros didáticos, auxiliando no ensino-aprendizagem do tema animais peçonhentos, bem como
uma alternativa viável potencial na divulgação de conhecimentos sobre fauna peçonhenta e na
promoção da saúde individual.