A ECOLOGIA POR MEIO DE UM MANUAL DIDÁTICO INSTIGANDO O PROTAGONISMO JUVENIL NO ENSINO MÉDIO

Nome: ANDREIA LEMES DE LIMA BUENO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 29/08/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ELISA MITSUKO AOYAMA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DIEGO NATHAN DO NASCIMENTO SOUZA Examinador Externo
ELISA MITSUKO AOYAMA Orientador
KARINA SCHMIDT FURIERI Examinador Interno

Resumo: “A ecologia é uma ciência, entretanto pouco valorizada, que vem sendo apresentada de forma descontextualizada do conteúdo científico no ensino médio. Esses dados justificam a importância dessa pesquisa na área e a criação de um manual didático com atividades investigativas com viés interdisciplinar. A proposta foi estimular o protagonismo do aluno haja vista que a docência em Biologia no ensino médio, de um modo geral, tem apresentado livros didáticos com atividades que não tem despertado o interesse dos estudantes a participarem do processo de ensino e aprendizagem e tem contribuído pouco para o despertar do senso crítico acerca das questões ecológicas que os cercam. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi elaborar um manual didático teórico-prático que contribua com o ensino de ecologia e colabore com os docentes do ensino médio, incentivando o protagonismo juvenil por meio do ensino por investigação e interdisciplinaridade. Assim, incentivando o ensino de Biologia e buscando trazer alternativas para melhorar a aprendizagem dos estudantes, foram realizadas análises de alguns livros didáticos de biologia usados na rede pública; o levantamento desse material veio da contribuição de professores de biologia da rede pública por meio de um questionário. Os resultados obtidos foram relevantes para auxiliar na construção de um manual didático com tópicos de Ecologia para o ensino médio, utilizando uma abordagem investigativa, com a finalidade de fomentar o processo de ensino e aprendizagem em Biologia, com ênfase em Ecologia. A criação do manual foi proposta devido a carência de atividades investigativas não estarem presentes de forma satisfatória nos livros analisados. Foram elaboradas atividades de aprendizagem que despertassem a reflexão dos estudantes sobre suas compreensões acerca do meio ambiente. Com esse intuito criou-se duas possibilidades de conteúdo: um não experimental e outro experimental. No contexto teórico não-experimental, foram selecionados alguns conceitos científicos das áreas de ecologia que foram utilizados para criar várias atividades. Na proposta experimental foram construídos dois sistemas: terrário fechado e composteira. Estes sistemas oportunizaram a produção de diversas atividades que podem ser aplicadas tanto em escolas que dispõem de pouca infraestrutura quanto em escolas que possuem infraestrutura adequada. As propostas das atividades são embasadas na abordagem investigativa e interdisciplinaridade. O ensino da ecologia deve ser dinâmico e contextualizado para que haja o protagonismo juvenil. Tratando-se de um trabalho que envolve pesquisa e as metodologias de revisão bibliográfica e qualitativa.”.

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