USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE BIOTECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Nome: Saulo Nunes Santa Clara
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 25/08/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Andreia Barcelos Passos Lima Gontijo Co-orientador
Débora Barreto Teresa Gradella Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Andreia Barcelos Passos Lima Gontijo Coorientador
Débora Barreto Teresa Gradella Orientador
Kátia Aparecida Kern Cardoso Examinador Interno
Luciana de Souza Ondei Examinador Externo

Resumo: Biotecnologia é uma área do conhecimento que geralmente desperta fascínio nos alunos. Temas referentes a DNA, genoma, edição genética, vacinas, etc, estão sempre na mídia o que favorece a curiosidade e interesse. Embora esses assuntos façam parte do cotidiano dos estudantes, o ensino tradicional tem demonstrado pouca eficácia na construção dos conceitos necessários para a compreensão desses avanços e das discussões inerentes ao tema. Assim, o presente trabalho buscou analisar a contribuição do uso de sequências didáticas investigativas (SDI) como metodologia de ensino de Biotecnologia no Ensino Médio. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola de Ensino Fundamental e Médio, situada no município de Guarapari – ES, com alunos do 2º ano do Ensino Médio do turno matutino. Foram elaboradas e aplicadas SDI sobre os temas: Genoma, Edição Genética e Vacinas. A coleta de dados foi realizada por meio de
questionários pré e pós-testes, roda de conversa, documentação registrada em roteiros e a observação participante. Os dados foram analisados por uma abordagem quali-quantitativa buscando enriquecer a compreensão do processo de construção e a análises dos resultados. As SDI foram avaliadas pelos estudantes de maneira positiva indicando sua validade em relação a compreensão dos conceitos abordados e das metodologias utilizadas, o que nos permite deduzir que a abordagem investigativa associada a metodologias ativa constitui excelentes propostas para o ensino de Biotecnologia. O TCM teve como produto final três SDI que servirão de apoio para os professores de Biologia que desejarem trabalhar esses conteúdos por meio dessas estratégias.

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