DO CONHECIMENTO EMPÍRICO AO CIENTÍFICO: UM ESTUDO SOBRE PARASITOLOGIA EM
COMUNIDADE ESCOLAR DE VILA PAVÃO, ESPÍRITO SANTO, BRASIL.
Nome: GISLAINE VERDAN ALBERTO LAUWRS
Data de publicação: 28/06/2024
Banca:
| Nome |
Papel |
|---|---|
| DIOGINA BARATA | Examinador Interno |
| JULIANNE SOARES JARDIM LACERDA BATISTA | Examinador Externo |
Resumo: Esta é uma pesquisa sobre o ensino de parasitologia realizada com base em uma Sequência de Ensino por Investigação (SEI) fazendo-se o uso de metodologias ativas. O principal objetivo deste trabalho foi compreender como o conhecimento empírico e uma SEI podem contribuir com a aprendizagem sobre parasitoses em uma turma de Ensino Médio de uma escola do campo, estadual, do Espírito Santo. O trabalho aconteceu de forma interdisciplinar e foi aplicado a estudantes de um Curso Técnico em Agropecuária, concomitante ao Ensino Médio, em uma escola de tempo integral, em uma comunidade rural de Vila Pavão, ES, Brasil, e com as suas respectivas famílias. As famílias dos estudantes responderam a um questionário através do qual tiveram a oportunidade de compartilhar com os alunos da turma os conhecimentos sobre
parasitologia adquiridos com a experiência de vida. Os alunos demonstraram interesse para o estudo do tema e, com base em uma pesquisa sobre os cinco principais parasitos que trazem malefícios à população do município, se posicionaram como protagonistas durante seu processo de aprendizagem, elaborando um Projeto de Ação com o objetivo de sensibilizar a comunidade local sobre a importância dos métodos de prevenção de parasitoses. Os estudantes, após realização de pesquisas, confeccionaram lapbooks informativos sobre métodos de prevenção de parasitoses e fizeram uma exposição de seus trabalhos pelos corredores da escola. Além disso, os alunos também produziram um vídeo com informações sobre o trabalho realizado, valorizando o conhecimento popular e orientando a comunidade local sobre certos cuidados com relação à prevenção de parasitoses. Este trabalho proporcionou uma notável mudança na atitude dos estudantes com relação ao interesse e dedicação às atividades em sala de aula, bem como favoreceu o trabalho interdisciplinar, enriquecendo ainda mais o processo de ensino e aprendizagem. Como produto educacional deste trabalho foi produzido um Guia de Estudos de
Parasitologia para o público do Ensino Médio intitulado: O Estudo de Parasitologia por Investigação: Guia de Orientação para o Novo Ensino Médio. Este Guia poderá ser fonte de inspiração para outras realidades
