Dissertações defendidas
| Aluno | Título | Data de defesa |
|---|---|---|
| PAULO VIEIRA FERRARINI | ABORDAGENS DE ANATOMIA HUMANA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA UTILIZADOS POR ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE LINHARES – ESPÍRITO SANTO | 27/06/2025 |
| ANA FLÁVIA SANTOS DE SOUZA | PARA SE AMAR É PRECISO SE CONHECER: UM JOGO SOBRE SEXUALIDADE | 27/06/2025 |
| ARIANE BORGES DOS SANTOS | DESENROLANDO O CONHECIMENTO: STOP MOTION COMO RECURSO PARA TRABALHAR A DINÂMICA DA MOLÉCULA DE DNA | 26/05/2025 |
| EDUARDO BENINCÁ CUQUETTO | ENSINO DE REPRODUÇÃO ANIMAL: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA COM O USO DE TECNOLOGIAS | 14/05/2025 |
| FERNANDA RAQUEL BULIAN GASPARINI SCHRAM | PLAY PLANTS: MANUAL DE JOGOS DE BOTÂNICA PARA O ENSINO MÉDIO | 29/04/2025 |
| ANTONIO EUGENIO SOUSA ALENCAR | A ETNOBOTÂNICA COMO ELEMENTO DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA LOCAL NO ENSINO DE BIOLOGIA | 28/03/2025 |
| JÉSSICA DOS SANTOS CONCEIÇÃO PERINI | DO MACRO AO SUBMICROSCÓPICO COM O AMIDO: TRABALHANDO A ABSTRAÇÃO NO ENSINO MÉDIO | 28/03/2025 |
| MARIA DA CONCEIÇÃO ALVES PEREIRA | DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA CONSTRUÇÃO DE UM TEMA GERADOR PARA O ENSINO DE ECOLOGIA EM UMA ESCOLA URBANA | 27/03/2025 |
| GISELY MATTOS PERUCH | ENSINO DE VIROLOGIA PARA AUTISTAS: ESTRATÉGIAS CATIVANTES PARA O APRENDIZADO | 27/03/2025 |
| ELIZA ANDRADE SILVA SATTLER | O ensino de bioquímica a partir das demandas docentes da rede estadual do Espírito Santo | 21/03/2025 |
| FABRICIO MORAES JABOUR | A CONEXÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA PARA A PROMOÇÃO DO ENSINO DE ECOLOGIA E DA CIÊNCIA CIDADÃ | 20/03/2025 |
| GEOVANE DA SILVA PAIXÃO | ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE APRENDIZAGEM: GUIAS E ROTEIROS DE CAMPO PARA O ENSINO DE BOTÂNICA | 19/03/2025 |
| ÉLIQUE DO CARMO ARCANJO | Ensino de Evolução e a Pandemia da Covid-19: Uma Sequência Didática Investigativa | 24/09/2024 |
| LARISSA RAIZER BORGES BOURGUIGNON | À MARGEM DA LAGOA: UMA PROPOSTA DE SEQUENCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA ENSINO DE ARTRÓPODES EM ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL | 31/07/2024 |
| PALOMA NAIR GOMES BATISTA | ENSINO DE BIOLOGIA EVOLUTIVA: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA POR MEIO DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS | 05/07/2024 |
| JARDEL PEDRO DE OLIVEIRA REZENDE | A ETNOORNITOLOGIA COMO ELEMENTO DE INTEGRAÇÃO DO CONHECIMENTO POPULAR AO ENSINO DE BIOLOGIA | 03/07/2024 |
| JARDEL PEDRO DE OLIVEIRA REZENDE | A ETNOORNITOLOGIA COMO ELEMENTO DE INTEGRAÇÃO DO CONHECIMENTO POPULAR AO ENSINO DE BIOLOGIA | 03/07/2024 |
| GISLAINE VERDAN ALBERTO LAUWRS | DO CONHECIMENTO EMPÍRICO AO CIENTÍFICO: UM ESTUDO SOBRE PARASITOLOGIA EM COMUNIDADE ESCOLAR DE VILA PAVÃO, ESPÍRITO SANTO, BRASIL. |
28/06/2024 |
| GISLAINE VERDAN ALBERTO LAUWRS | DO CONHECIMENTO EMPÍRICO AO CIENTÍFICO: UM ESTUDO SOBRE PARASITOLOGIA EM COMUNIDADE ESCOLAR DE VILA PAVÃO, ESPÍRITO SANTO, BRASIL |
28/06/2024 |
| ROBERTA DEL PIERO FRACALOSSI | EXPLORANDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO | 29/04/2024 |
| CAROLINA GONÇALVES DIAS | EXPLORANDO A DIVERSIDADE CELULAR: GUIA ILUSTRADO DIGITAL PARA O ENSINO DE CÉLULAS E TECIDOS | 03/04/2024 |
| FERNANDA GUIMARÃES SARAIVA | ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ESTUDO DO SISTEMA DIGESTÓRIO: EXPLORANDO A INTERDISCIPLINARIDADE NA EXPERIMENTOTECA | 28/03/2024 |
| BRUNA JEJESKY DAZZI | Promovendo a Alfabetização Científica, a Interdisciplinaridade e o Protagonismo Estudantil no Ensino Médio por meio da Bioquímica em um Livro Interativo Digital. | 27/03/2024 |
| CRISTINE COSER | É PANC – AS PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS COMO FERRAMENTA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO EM BIOLOGIA | 27/03/2024 |
| RONTHIER CARDOSO DOS SANTOS | LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA: APRENDENDO PARASITOSES POR MEIO DE JOGOS DE TAMPINHAS | 26/03/2024 |
| THIAGO MENDES DA SILVA VASCO | ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DIANTE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL | 25/03/2024 |
| TATIANA MATOS MIRANDA MENDES | DERRUBANDO MITOS: RELAÇÕES DE PARENTESCO EVOLUTIVO DOS CRANIATAS NO ENSINO MÉDIO | 20/03/2024 |
| HARRYSSON FRANCA DIAS DA SILVA | EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA RESSIGNIFICAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MEIO AMBIENTE DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO | 25/08/2022 |
| WELIGTON JOSÉ PERUCH JÚNIOR | DE SABERES ESPONTÂNEOS A CIENTÍFICOS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO COMO ESTRATÉGIA MEDIATIZANTE. | 13/08/2022 |
